top of page

CRÔNICA DA SEMANA

HUMANIDADE

          Quando eu era criança ou adolescente, sempre imaginei que a essa altura da vida já teria visto um alienígena. Quem sabe até já teria viajado de disco voador por aí. Mas, nada disso aconteceu.

         Se é verdade que algum dia um extraterrestre apareceu por aqui, esse deve ser o segredo mais bem guardado do mundo, ou pura invenção dos mais crédulos.

        Sempre gostei de filmes de ficção científica como se, de alguma forma, eles adivinhassem o futuro. Os Jetsons ou Jornada nas Estrelas estão aí para comprovar o que eu disse. É impressionante como eles anteciparam novidades completamente impensáveis naquela época e que hoje fazem parte da nossa realidade, do nosso dia a dia, como as vídeo-chamadas, os robôs e tanta coisa mais.

          Porém, os alienígenas seriam algo muito maior. Seria a prova de que não estamos sozinhos no universo. E nos mostraria que, finalmente, precisamos compreender o conceito de humanidade. Somos uma única raça, não importa a cor de pele, os traços físicos, não importam as riquezas de cada país ou a conta bancária. Dividimos o mesmo planeta. Pela primeira vez em milhares de anos, temos uma rede de comunicação global ao alcance dos dedos.  Atualmente, tudo o que fazemos individualmente interfere na vida de outros, em menor ou maior escala.

          Diferentes dos animais, somos capazes de pensar de forma abstrata, de desenvolver espiritualidade, de fazer arte, de sentir empatia. Temos a capacidade de olharmos para nós mesmos, de entender nossa própria existência e nossa mortalidade. Temos a capacidade de organizar e planejar nosso futuro. São essas capacidades que nos definem como humanos e não nosso poderio militar.

          Se tudo o que é material fosse destruído, ainda seríamos humanos com as mesmas capacidades. E poderíamos recomeçar, construindo tudo novamente. Não parece tão difícil entender. Por isso sempre me surpreendo como a maioria das pessoas não entende.

         Não fico triste porque vou morrer sem ver um alienígena, o que realmente me entristece é que sem um extraterrestre, os terrestres nunca vão se ver como humanidade e vou morrer sem ver a fome erradicada, sem ver as pessoas se ajudando sem querer dominá-las, sem ver uma humanidade coesa e mais humana, se é que isso é possível.

SP 23/06/2026

         

bottom of page